“Apenas os pequenos segredos precisam ser guardados, os grandes ninguém acredita” (H. Marshall)

APRESENTAÇÃO ........ HOME......... INICIAL...... .....EDITORA............VIDEOS.......... GRUPOS ...... . GLOSSÁRIO

O Tripé da Sabedoria

Neste breve artigo apresentamos pequenos resumos sobre o grande Tripé do nosso trabalho reunindo Yoga, Astrologia e Comunidades, com sua contribuição para o avanço das coisas da Nova Era. Esta trilogia pode ser comparada à Tríade chinesa Wang ou o "Homem Universal", analisada como Céu-Homem-Terra, e estudada por René Guénon em sua obra “A Grande Tríade”, conforme a gravura abaixo.

Wang ou "Homem Universal"

Naturalmente esta tríade pode ser comparada a muitas outras tradicionais, como a Trindade cristã,* a Trimurti hindu, a Triratna budista, etc. As narrativas seguem portanto de forma mais ou menos independente através destes três cursos de ações, por mais que todos estejam intimamente relacionados.**

I. Ashrams e Comunidades

No começo dos Anos 80 passamos a viver em ashrams -após recebermos um forte Chamamento espiritual interno. O Guru Mejias da GFU foi nosso primeiro instrutor de Yoga e de Cabala. 

O Autor com o grupo local do Ashram
Mestre J. V. Mejias

Depois disto frequentamos comunidades e centros espirituais rurais e urbanos, recebendo um forte “banho de Natureza”, e vindo a criar um Gompa com alunos na virada do Milênio. Tudo isto foi fundamental para podermos avançar nas práticas espirituais, além de conferir conhecimentos sociais.

Com Ede Müller (Pirenópolis)
Gompa Tushita (Guaíba)

O amadurecimento dos sonhos nos fez buscar a síntese rururbana, através de experimentos sociais, desaguando na concepção das Cidades de Luz e por fim na Civilização Cósmica. Esta fase sociológica de nosso trabalho -ligada ao Departamento do Manu- também resultaria numa grande produção de dezenas de obras originais. 

César e Priscila (Projeto Exodus)
 Esboço da Cosmópolis
Divulgação da Cidade de Luz, Faculdade de Engenharia de Pelotas (com Diko Keiber)
A vida numa pequena cidade “mística” como Alto Paraíso também tem ajudado a fazer sínteses e a estar mais próximo da experiência espiritual.
Templo de Kwan Yin (Alto Paraíso)

II. A Revelação do Yoga Maior

Nossa experiência com o Yoga Superior ou Surya Vidya -verdadeira Síntese espiritual- começou intuitivamente no primeiro Ashram onde residimos. Vindo logo a aprimorar-se em outros centros 

O Despertar do Yoga Solar
O Raja Yoga dos Brahma Kumaris

e através das investigações que busquei desenvolver com diferentes linhas filosóficas, até chegar na síntese da Chave Trina, as Hipóstases de Som-Luz-Amor como base universal da espiritualidade, e expressão técnica acabada de Bodhicita, a “mente compassiva” dos Budistas. 

Yoga Solar da Capela de Tutankamon

Yogas solares no Dzogchen

Hoje temos pleno entendimento do papel central destes conhecimentos para a transição planetária e também para os ciclos futuros da humanidade, como foi da intenção da Hierarquia divulgar quando entregou a Blavatsky as Estâncias de Dzyan onde este yoga ocupa um papel central. 

Atualmente buscamos transmitir estes ensinamentos em cursos e palestras. Acima e abaixo seguem imagens do curso, incluindo o trabalho de cura/energização espiritual.

III. Uma Saga Astrológica

Desde que “descobrimos” a Astrologia na esteira de nossos primeiros estudos de yoga, demos início a uma grande jornada de investigações em torno dos seus mistérios. Contamos para isto de início com boas escolas como a Grande Fraternidade Universal e a sábia alemã Ema C. de Mascheville, que mantinham a Astrologia sempre ao lado da espiritualidade. 

Ema C. de Mascheville

Depois que saímos do Ashram decidimos trabalhar profissionalmente com Astrologia e chegamos a ter um bom sucesso em consultoria astrológica. Contudo a certa altura fomos convencidos a sustar tudo isto sob orientações da Hierarquia dadas através da obra “Astrologia Esotérica” de Alice A. Bailey, para aguardar então novas informações a partir da iniciação, obra a qual que se tornaria pois um verdadeiro divisor de águas em nossa trajetória espiritual. E assim mergulhamos ainda mais a fundo na espiritualidade, naquilo se tornaria o começo de uma verdadeira aventura argonáutica, resultando na sequência na produção de dezenas de títulos no universo da Astrologia, sob as mais diferentes abordagens de calendários, cosmologia, mandalas, profecias, etc. 

Produção de Obras de Astrologia e afins

A reinterpretação que também realizamos das Estâncias de Dzyan -na esteira de uma “completa” revisão da Doutrina Secreta de Blavatsky que já estávamos fazendo- representou uma apoteose inesperada deste trabalho, sendo diretamente incentivada pelos Mestres cuja direta assistência tornou então possível a desafiadora tarefa, pois acreditaram em nossas capacidades após décadas de apaixonada pesquisa ecumênica da Astrologia. 

Releitura do famoso tantra

A nossa formulação do Relógio Cósmico devidamente ajustado, finalmente abriu caminhos para esta conquista maior, tal como já vinha abrindo as portas para a decifração dos últimos mistérios da Doutrina Secreta. E com isto um dos mais importantes documentos da espiritualidade moderna, até então envolto em brumas e mistérios indecifráveis, finalmente mostra-se acessível em grande parte dos seus conteúdos.

O "Relógio Cósmico"

Conclusões

LAWS é um servidor que tem assumido plenamente o Ocidente como palco da Nova Era. As respostas não tardariam a aparecer e seus esforços foram recompensados, afinal são importantes os indícios da transformação de tempos, corroborada também pelos calendários que o Autor tanto se esmerou por investigar. As contribuições de Salvi têm sido decisivas para o amadurecimento da espiritualidade nesta transição planetária, corroborando plenamente as profecias dos autores modernos e antigos, incluindo Blavatsky e Bailey.


* Na verdade Guénon trata de diferir Wang das Trindades tradicionais. Não obstante não pretendemos entrar aqui em discussões em torno de dogmas ou de hermenêutica.

** Não existe uma ordem cronológica real para o nosso tema, considerando que tudo iniciou mais ou menos ao mesmo tempo dentro dos nossos processos. É fato porém que o motor inicial de tudo foi a espiritualidade, algo que no símbolo chinês até pode se confundir com o “Céu”. Não obstante, somos orientados a valorizar aqui a base do ambiente, como recurso técnico fundamental para o bom andamento das coisas.


Sobre o Autor

Luís A. W. Salvi (LAWS) é estudioso dos Mistérios Antigos há mais de 50 anos. Especialista nas Filosofias do Tempo e no Esoterismo Prático, desenvolve trabalhos também nas áreas do Perenialismo, da Psicologia Profunda, da Antropologia Esotérica, da Sociologia Holística e outros. Tem publicado já dezenas de obras pelo Editorial Agartha, além de manter o Canal Agartha wTV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário