“Apenas os pequenos segredos precisam ser guardados, os grandes ninguém acredita” (H. Marshall)

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A Grande Chave do Hermetismo

A última menção importante que queremos fazer é de outra natureza, tratando de outro aspecto da técnica do Agni Yoga, presente dentro de um dos grandes clássicos da literatura esotérica, oriunda da cultura helenística do Egito -a mesma dos Terapeutas do Deserto alexandrinos que teriam influenciado Jesus em suas buscas avançadas pela iniciação. Trata-se pois daquela essência ou base operativa da Tábua de Esmeraldas de Hermes Trismegisto, voltada para o processo de aquisição da fortaleza interior, através do processo descrito sumariamente nestes termos: 

“Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.

“Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.

“Desse modo obterás a glória do mundo.

“E se afastarão de ti todas as trevas.

“Nisso consiste o poder poderoso de todo poder: vencer todas as coisas sutis e penetrar em tudo o que é sólido.”

Trata-se portanto de uma abordagem geral, que pouco diz da técnica em si, salvo breves indicações sobre o emprego central da vontade (telesma) e quanto à harmonização das polaridades, mas que descreve perfeitamente os objetivos espirituais em tela, que é a aquisição definitiva de uma fortaleza interior, capaz de penetrar com o sutil até mesmo as coisas densas. Certamente os encerramentos também são eloquentes, a saber:

“Assim o mundo foi criado.

“Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.

“Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.

“O que eu disse da Obra Solar é completo.”

Ou seja: trata-se de um poder de coordenar o mundo de forma deliberada -este é o sentido da palavra “criação”-, e já afirmamos que muitos criadores da Civilização foram discípulos da Hierarquia espiritual. Trata-se ademais de uma obra Trina e portanto completa, por assim dizer, própria de u’a maestria. E por fim declara se tratar de uma “obra solar”, e portanto de iluminação plena, ainda que na prática se trate mesmo ainda de uma transfiguração espiritual.

O tempo mínimo total também estaria sugerido no alfarrábio do “três vezes sábio”: três anos para cada etapa triple (de noviciado, discipulado e iniciado, ou etapas negra, branca e vermelha da Alquimia), consumando assim “o nove da iniciação” de que fala Alice A. Bailey, a começar pelos tradicionais três anos de retiro que prescrevem os budistas ou de “esforços concentrados” num ashram, destinados especialmente aos noviços -como entre os Brahmacharyas hindus portanto. 

O Ensinamento do Agni Yoga de Helena Roerich (ver na sequência) pedia sete anos de consagração do discípulo. No âmbito da Tetraktys isto abarcaria os dois primeiros estágios de iniciação ou 4+3 anos para o noviciado e o discipulado somados, ao passo que os restantes 2+1 anos já integrariam as etapas de liberação e de iluminação respectivamente, para ser capaz de atuar então com equilíbrio e desprendimento no mundo. O mais importante porém é o estágio inicial de retiros e disciplinas físicas. Quem não pode dispor de três ou quatro anos de sua vida para a espiritualidade “na flor da vida”, tampouco deveria esperar ver a espiritualidade florescer em sua existência. Ao menos assim reza a Lei do Carma; contudo também existe a Lei da Compaixão pela qual certos objetivos podem ser alcançados sob a intermediação divina em qualquer tempo.

A técnica da Tábua de Esmeraldas pode ser considerada tântrica por combinar as coisas do céu e da terra. E tudo isto é muito importante de compreender não somente por si mesma, como pelo fato de ser uma realidade que há muito praticamente tem escapado às práticas espirituais correntes, as quais tem se limitado bem mais a uma mística contemplativa. 

LAWS, “A Doutrina Secreta Revelada”, Volume V, “Filosofia Oculta”.

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